quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Faço sabão com óleo usado


O que iria para o ralo ganha nova utilidade. Com 25 litros faço 120 barras por mês*

Kátia Kazedani
Revista Sou Mais Eu! - 26/03/2009

*Eliana Parisi, 54 anos, professora, São Paulo, SP

Uma palestra foi o suficiente para eu mudar minha forma de pensar. Há três anos, ouvi que 1 litro de óleo de cozinha poderia contaminar 1 milhão de litros de água. Eu fiquei muito impressionada com essa informação e decidi fazer algo para contribuir com o meio ambiente. Pra começar, pesquisei muito na internet e descobri que o óleo, que é tão poluente, poderia virar sabão. Daí em diante não perdi tempo. Comecei a agir no meu prédio.
Fiz uma carta para esclarecer os danos que o óleo causa quando é descartado no ralo da pia e distribuí a todos. Mas o resultado não foi bom. Apenas quatro pessoas me doaram gordura para fazer sabão no primeiro mês. Mesmo assim, eu não desisti.
Distribuo as barras aos doadores e a instituições
Para me ajudar nesta causa, contei com uma amiga. Juntas passamos a divulgar essa iniciativa e botar a mão na massa. Hoje, pegamos um fim de semana por mês para fazer barras de sabão com o óleo que recebemos. Conseguimos coletar cerca de 25 litros todo mês, o que é suficiente para fazer 120 barras de sabão. Tudo o que reaproveitamos é devolvido a quem nos doou ou doado para asilos, creches e escolas. No entanto, também dá para ganhar dinheiro com o sabão. Gastamos cerca de R$ 0,50 por barra, que pode ser vendida a R$ 1. Sei que o que eu faço pode parecer pouco diante de tantos problemas ambientais. Mas, se cada um fizer a sua parte, podemos melhorar o mundo, sim.


Fonte:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_430425.shtml

Um comentário:

  1. Adorei a iniciativa! Pode ser feita na faculdade e na escola como aula pratica de quimica. Muitas doacoes podem ser obtidas junto a lanchonetes e fast-foods, como tambem restaurantes. Se envolver os vizinhos na fabricacao, tambem podem se empolgar!

    ResponderExcluir