quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A cal em questão


Setor da cal ganha selo de responsabilidade socioambiental


Giuliana Capello
Revista Arquitetura & Construção – 11/2009


Integrante da cesta básica de materiais de construção, a cal entra na composição de argamassas e misturas para pintura. O material provém da extração do calcário, atividade mineradora que requer licenças, gerenciamento e mitigação de impactos ambientais. Há 15anos, o grande desafio do setor era aumentar a qualidade dos produtos. Em 1995, quando teve início o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), o índice de não conformidade beirava os 90%. De lá para cá, caiu para 15%. Agora, grandes consumidores passaram a exigir mais: compromisso com boas práticas de produção, gestão ambiental e saúde do trabalhador.

Por isso, este ano a Associação Brasileira dos Produtores de Cal (ABPC) e o Instituto Totum lançaram o Programa Selo ABPC de Responsabilidade Socioambiental. “Vamos valorizar as empresas que atendem a esses critérios e incentivar outras a incorporá-los”, diz Mauro Adamo Seabra, secretário executivo da entidade. “É uma medida útil, que ajuda o consumidor”, avalia Vanderley John, do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

ACERTE NA COMPRA
O Brasil tem mais de 200 empresas produtoras de cal. “A maioria não renova sua tecnologia há mais de um século”, afirma Vanderley John. Por isso, na hora da compra, vale a pena observar:

- Se o produto possui o selo de qualidade da ABPC, que segue os parâmetros do PBQP-H. Ele atesta que a cal passou nos testes que verificam sua composição físico-química e a veracidade dos dados da embalagem.

- Se o fabricante está no Programa Selo ABPC de Responsabilidade Socioambiental, concedido aos produtores com habilitação e idoneidade jurídica, compromisso com boas práticas de produção, saúde ambiental e do trabalhador e responsabilidade social. Nove marcas já estão em processo de certificação. Até dezembro, a relação deve estar no site da ABPC.

Fonte:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/construcao-sustentavel-responsabilidade-socioambiental-selo-cal-514881.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário