quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Nada se perde, tudo se transforma


Conheça iniciativas que facilitam a vida do consumidor que quer reciclar o lixo que produzimos dentro de casa

Mariana Lacerda
Revista Vida Simples – 08/2009

Tudo bem, você já sabe direitinho o que fazer com o lixo: reciclagem. Ato trivial, mas que deve ser simplificado. Essa é a ideia do site Rota da Reciclagem. Digite seu endereço que o site indica o local mais próximo de você para recebimento ou compra do plástico, vidro, papel e metal descartados. Já o lixo orgânico pode ser transformado em adubo por meio de uma composteira.

A empresa Menos Lixo, de São Paulo, ensina como escolas, empresas, associações e moradores de condomínios podem se organizar para fazer composteiras comunitárias. Mas, se o problema for espaço, a Minhocasa, de Brasília, oferece um kit de três caixas plásticas (R$ 215 ou R$ 315, em dois tamanhos, sem o frete), ótimo para apartamentos ou casas sem quintal. Nas caixas, as minhocas se alimentam do lixo orgânico e produzem, ali, o húmus que vai para a horta ou jardim.

Contudo, vale o alerta: "A reciclagem não dá conta da imensa quantidade de resíduos que geramos", diz Patríca Blauth, bióloga e diretora da Menos Lixo. Sendo assim, consciência na hora do consumo. "É mais interessante trocarmos os filtros de papel de coar café por coadores de pano", diz Patrícia, citando um exemplo de consumo sustentável.

Fonte:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/lixo-reciclagem-composteira-adubo-minhoca-494791.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário