terça-feira, 14 de junho de 2011

19 de Maio de 2011 - Abertura AIQ na Etec Trajano Camargo

No dia 19 de maio de 2011 houve na “Etec Trajano Camargo” uma palestra proferida pela Profa. Dra. Gislaine Aparecida Barana Delbianco relacionada ao Ano Internacional da Química de 2011. Ela iniciou falando a importância e o papel da Química no nosso dia-a-dia e que sem a Química nada funciona, e em seguida ela comentou sobre a Alemanha que é o berço da Área da Química, e que estão preocupados com a falta de profissionais da área, que tem um papel importantíssimo na humanidade.

O objetivo dessa comemoração é celebrar as contribuições da Química para o bem estar da humanidade e despertar o interesse do público, mostrando para a sociedade que a Química é fundamental para nossa compreensão do mundo e do cosmo, além de desmistificar a ideia de que químicos são loucos ou malucos.

O Ano Internacional da Química, comemorado em 2011, tem a finalidade de melhorar a compreensão e a valorização da Química como fonte de criatividade, reforçando a compreensão internacional de forma a promover o importante papel desta Ciência que tem como principal finalidade experimentar e fazer.

A palestrante também ressaltou sobre 100º Aniversário do Prêmio Nobel de Química atribuído a Marie Curie que teve um papel brilhante na Química durante sua vida. Ela dedicou todos os seus anos de trabalho voltados às grandes descobertas junto com seu marido, Pierre Curie, formulando importantes bases para o estudo da radioatividade.

Foi mostrado durante a palestra um documentário sobre toda a vida de Marie Curie, que foi a única mulher a ganhar dois Prêmios Nobel em áreas científicas.

Também foi ressaltado o 100º Aniversário da Associação Internacional das Sociedades de Química.

Ao final, também foi comentado sobre o Dia do Orgulho Nerd, que será comemorado em 25 de Maio. Nesse dia haverá pedágio para arrecadar fundos para a ALICC (Associação Limeirense de Combate ao Câncer), além da apresentação de alguns episódios da série "The Big Bang Theory".








Nenhum comentário:

Postar um comentário